Blog

Dia Nacional da Mamografia: Instituto alerta sobre a importância do exame e divulga data de atendimento gratuito

Postada em

Aumentar a conscientização sobre a realização de exames e procedimentos preventivos para a detecção do câncer de mama, o segundo tipo que mais acomete mulheres no Brasil. Esse é o principal objetivo do Dia Nacional da Mamografia, celebrado em 05 de fevereiro, instituído pela lei nº 11.695/2008. Atento à importância da data e do diagnóstico precoce, o Instituto Nacional de Saúde (INTS), através do Projeto Vida + Rosa, comemora a realização de mais de 8 mil atendimentos desde a sua implantação, em 2017, e divulga novas datas.

 

O Projeto Vida + Rosa leva orientação e informação às mulheres de comunidades carentes pertencentes ao grupo de risco (idade superior a 35 anos), realizando triagens, palestras, e oferecendo cartilhas abordando os aspectos gerais da doença, além de oferecer gratuitamente a realização de exames de mamografia digital.

 

O exame de mamografia digital é considerado o melhor procedimento para detectar câncer e lesões pré-cancerosas, sendo disponibilizada a unidade móvel itinerante para tais realizações, com alta tecnologia, comodidade e acessibilidade às mulheres.

 

No mês de fevereiro, a ação estará nos dias 10 e 11 no Acupe de Brotas, próximo ao Mercantil Rodrigues no Vale do Ogunjá. Durante a ação, serão realizados 160 exames de mamografia, 80 em cada dia.  Para participar das ações, as interessadas, além de possuir idade acima de 35 anos, devem levar no dia do procedimento as seguintes documentações: RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. As senhas de atendimento serão entregues a partir das 7h da manhã e podem participar pessoas de qualquer localidade.

 

Serviço:

O quê: Vida + Rosa

Quando: 10 e 11 de fevereiro, a partir das 7h

Onde: Av. General Graça Lessa, nº 434. Acupe de Brotas, próximo ao Mercantil Rodrigues no Vale do Ogunjá