Blog

Covid-19: psicólogos são fundamentais na relação com profissionais de saúde, pacientes e respectivos familiares

Postada em

Nesta quinta-feira, 27/08, Dia do Psicólogo, data marca a importância do profissional em tempos de pandemia

 

Desde o último mês de março, quando o isolamento social foi determinado em virtude da Covid-19, o medo de ser infectado pelo coronavírus é constante na população. Somado ao receio de contrair uma doença invisível, está o temor de morrer ou perder algum familiar por causa da pandemia. Consequentemente, crises de pânico, ansiedade e até depressão são alguns reflexos do que foi gerado no público em geral. Nesta quarta-feira, 27 de agosto, Dia do Psicólogo, é uma oportunidade de mostrar a importância da atuação deste profissional em um período cercado de dúvidas. 

 

Com o objetivo de ajudar na saúde mental dos colaboradores, o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde – INTS oferece o Projeto de Psicologia gratuitamente, que resulta sessões de psicoterapia a população e a todos os colaboradores da empresa. De acordo com a psicóloga Paloma Valverde, que integra a equipe de profissionais da iniciativa, o colaborador tem direito a quatro sessões iniciais, de 30 minutos cada, mas a empresa disponibiliza mais sessões caso o solicitante necessite de um período maior de acolhimento. “São pessoas que estão em situação de risco, mudança e incertezas, dentre esses, parte considerável não possui uma rede de apoio estabelecida. É perceptível a necessidade eminente de falar diante das incertezas da pandemia, os riscos que estavam passando por ser tudo novo”, fala. Para a profissional, a síndrome de Burnout (distúrbio psíquico com sintomas de tensão emocional e estresse provocado por condições de trabalho), elevam o estresse, dificuldade de sono que foram algumas das queixas relatadas. 

 

Apoio aos profissionais de saúde

 

Já são quase 180 dias de combate à Covid-19, período que os profissionais de saúde, a exemplo de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas estão na linha de frente contra o coronavírus. Aliado ao trabalho diário, o corpo médico também luta contra a própria contaminação e a possível transmissão aos entes próximos. Para ter condições plenas de exercer a função, os profissionais do INTS também contam com apoio psicológico. O Hospital Espanhol, unidade que saúde gerida pelo INTS e que foi montada exclusivamente para combater a Covid-19, é um exemplo de que o apoio psicológico é fundamental para os profissionais de saúde, “já que lidamos com o processo de luto”, esclarece Paloma. O HE também oferece o programa de acolhimento ao familiar do paciente internado.

 

Nesta quarta-feira, 27 de agosto, Dia do Psicólogo, Paloma Valverde acredita que a pandemia veio desmistificar alguns tabus da profissão e, consequentemente, questões a respeito da saúde mental. “É gratificante receber o retorno das pessoas durante a pandemia. Para elas o acolhimento é fundamental para ressignificar muitas questões. E se permitir vivenciar novas experiências a partir da história de vida”, fala