Logo A4

Notícias

Jovens aproveitam oportunidades do INTS para entrar no mercado de trabalho

Jovens aproveitam oportunidades do INTS para entrar no mercado de trabalho

24.09.2021 POR: Aquatro Comunicação

Conquistar o primeiro emprego é um momento importante na vida de todo jovem.  É nesse primeiro contato com o mercado de trabalho, que se adquire não apenas as experiências inerentes ao cargo, como também habilidades necessárias para o convívio em grupo, trabalho em equipe, além de desafios pessoais, como aprender a lidar com o próprio dinheiro, estar atento aos gastos, à importância de poupar e pensar no futuro.

“Eu comecei no INTS em setembro de 2019, não esperava ser chamado, foi algo que me pegou completamente de surpresa, mas que surpresa boa, uma grande experiência que eu tenho vivenciado até hoje, aprendi muito com as pessoas aqui, aprendi o espírito de equipe, a trabalhar em equipe, a saber dividir as coisas, foi um pontapé inicial para a minha carreira profissional. ” Essa foi a fala do estudante Yago Duarte, 20 anos, e ex-jovem aprendiz do setor de Gestão de Pessoas e Operações (GPO), do INTS, durante a despedida realizada pelos seus colegas e gestores.

Segundo Yago, seus colegas foram um ponto crucial para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. “Eles me ajudaram muito, me deram apoio, ´puxão de orelha´ quando necessário, me apontaram os pontos críticos, e eu sei que se não fossem eles eu não seria metade do que sou hoje em minha vida profissional, porque muita coisa que eu aprendi nesse tempo de INTS eu devo a eles”, ressaltou. Ao contratar um jovem aprendiz, o Instituto se compromete a disponibilizar as ferramentas necessárias para que ele desenvolva as habilidades e conhecimentos para dar início a uma carreira no mercado de trabalho.

De acordo com a coordenadora de Departamento Pessoal do INTS, Maria Carolina Magnavita, treinar um jovem aprendiz é uma responsabilidade social. “Estamos inserindo esses jovens no mercado de trabalho, proporcionando a eles o seu primeiro emprego, e eles estão aprendendo uma nova profissão.”, afirma.

O primeiro emprego tem um papel fundamental, no que diz respeito a fornecer ao jovem a chance de iniciar sua carreira, descobrir qualidades no futuro profissional e orientá-los diante dos pontos de melhoria. “Meu próximo passo é, com certeza, não parar, focar em minha carreira profissional, em minha carreira acadêmica e viver novas experiências”, completa Yago.

Raiana Santos, 21 anos, que hoje atua como auxiliar de T.I., no Service Desk, mas que iniciou a sua jornada em 2019 como jovem aprendiz, é mais um exemplo de sucesso no INTS. “Foi um divisor de águas, porque o INTS tem uma coisa que eu acho muito bacana, que é a sensação de pertencimento. Foi o que eu precisava para poder crescer, foi o ponto de partida, acrescentou tanto na minha vida profissional, na forma de tratar com as pessoas e na vida pessoal”, afirma. De acordo com ela, o suporte e o direcionamento dos seus gestores, além do auxílio dos colegas de trabalho tiveram um peso fundamental para o seu desenvolvimento.

Lidar com a pressão das demandas e urgências foi citado com um dos grandes desafios, além da capacidade de trabalho em equipe e socialização, “Na escola a gente não aprende conceitos do mundo do trabalho. Quando você tem a sua primeira experiência profissional, começa a perceber as coisas, a desenvolver a inteligência emocional, e também a se descobrir”, fala. “Eu acho que, quando chegamos aqui, a gente coloca os nossos sonhos na mochila e vem. A dica é não perder a essência, ter bem traçado o que você quer, para não se perder ao longo do processo. Você não vai perder a oportunidade de crescer, de desenvolver, de aprender”, complementa Raiana.

 

O Projeto

O Projeto Jovem Aprendiz do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), visa inserir os jovens no mercado de trabalho, com o intuito de desenvolvê-los e prepará-los. O INTS tem uma parceria com o CIEE (Instituição Intermediadora), onde o Jovem realiza a capacitação teórica com um curso do eixo da sua atuação, sendo em sua maioria na área administrativa. Os jovens que tem interesse em se candidatar, devem enviar e-mail para [email protected], com o título Jovem Aprendiz. Para participar do programa, é necessário ter a faixa etária de 18 a 22 anos, ensino médio completo ou cursando, e não ter tido nenhuma experiência profissional. As divulgações das vagas são feitas pelo site e redes sociais do Instituto.