Logo A4

Notícias

INTS ilumina fachadas de unidades de saúde em prol do Outubro Rosa

INTS ilumina fachadas de unidades de saúde em prol do Outubro Rosa

13.10.2021 POR: Aquatro Comunicação

Seja na Bahia, São Paulo ou Goiás, o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) iluminou diversas fachadas de unidades de saúde, com o objetivo de apoiar a campanha nacional Outubro Rosa, que visa compartilhar informações, promover a conscientização a respeito do câncer de mama e estimular a prevenção e o diagnóstico precoce. Durante todo o mês de outubro, o Hospital Espanhol, em Salvador, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Feira de Santana, no interior baiano, o Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (HUGO), em Goiânia, o Hospital Integrado Santo Amaro (HISA) em São Paulo, e a UPA Oropó, em Mogi das Cruzes, no município paulista, são alguns exemplos de locais que vão chamar a atenção da população com a cor rosa em destaque.

Segundo a gerente de Comunicação do INTS, Joana Maltez, a iniciativa está alinhada ao negócio do Instituto, que é salvar vidas. “Ao longo do ano criamos campanhas para alertar a população sobre os cuidados com a saúde. E com o câncer de mama não poderia ser diferente, já que é um dos tipos da doença que mais acomete vidas no país”, ressaltou.

 

Exames gratuitos

Quando o assunto é tratamento e diagnóstico precoce ao câncer de mama, não é só no mês de outubro que o INTS cuida da população. Mensalmente, o Núcleo de Promoção à Saúde (NPS) do INTS promove exames de mamografia gratuitamente, em diversos bairros de Salvador e Região Metropolitana. A Ação de Mamografia, que começou em 2017, já realizou mais de 11200 procedimentos e já identificou 12 casos suspeitos da doença. A ação também conta com ação distribuição de lanches e kits de higiene bucal.

Por causa da pandemia da covid-19, a atividade conta com a distribuição prévia de senhas para evitar aglomeração, além de adotar uma série de medidas de prevenção para garantir a segurança de todos os pacientes e profissionais envolvidos. O uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura, espaçamento entre as cadeiras, o uso dos equipamentos de proteção individual recomendado para os profissionais atuantes na ação, disponibilização de álcool em gel 70% e higienização frequente das mesas, cadeiras, canetas e equipamentos são algumas das atitudes tomadas.