Logo A4

Notícias

Grupo André Guimarães assina com 10 artistas baianos para lançamento imobiliário

Grupo André Guimarães assina com 10 artistas baianos para lançamento imobiliário

14.11.2022 POR: redação

O Grupo André Guimarães, que sempre prezou pela valorização dos artistas baianos em seus empreendimentos, convidou 10 grandes artistas para assinarem o próximo lançamento imobiliário. De acordo com o acionista Denis Guimarães, entusiasta das artes visuais e colecionador, a iniciativa foi pensada para homenageá-los em vida.

 

“Nós somos celeiro de excelentes artistas e precisamos ampliar o acesso do público à arte. Por isso, trouxemos representantes de diferentes gerações. O nosso empreendimento tem o objetivo de referenciar esses nomes e essas artes, eternizando cada autor”.

 

Com a curadoria de Ricardo Portela, a parceria foi assinada na Acervo Galeria de Arte, em uma noite de integração entre os 10 artistas e o Grupo André Guimarães.

 

Os artistas convidados são Alba Vasconcelos, Almandrade, Bel Borba, Elenildo Café, Flávia K, Gustavo Moreno, Justino Marinho, Leonel Mattos, Sérgio Rabinovitz e Zivé Giudice. Todos se encantaram com o projeto do Grupo, por valorizar a arte, os artistas e a cultura baiana, resgatando mais presença artística na cidade.

 

Conheça os artistas

 

Alba Vasconcelos

A artista, teve rápida passagem de sua carreira como fotojornalista. Depois, passou a trabalhar com publicidade, que deixou para se dedicar à arte, fotografia, pintura e escultura. Há alguns anos, Alba se debruça sobre as flores, sementes, palmas, folhas, gramíneas, pretextos para sua poética visual que dialoga com outros territórios da arte, como a pintura e a escultura, mas, sobretudo reafirma seu compromisso com a fotografia.

 

Almandrade

Antônio Luiz Morais de Andrade, mais conhecido como Almandrade, artista plástico, arquiteto, mestre em desenho urbano, poeta e professor de teoria da arte das oficinas de arte do Museu de Arte Moderna da Bahia. Integrou coletivas de poemas visuais, multimeios e projetos de instalações no Brasil e exterior.

 

Bel Borba

Escultor, pintor, desenhista, muralista e tradicional intervencionista urbano. A irreverência é uma das principais marcas de Bel Borba, assim como a sua capacidade de dialogar com a cidade através das suas obras. Por transitar com muita desenvoltura por diversos materiais e técnicas de expressões visual, tem sido grande destaque na imprensa nacional e internacional há anos.

 

Elenildo Café

Nasceu em 1967 na cidade de Ubaíra, Bahia. Ainda criança, mudou-se para Salvador, estudou Artes Plásticas na UCSAL - Universidade Católica do Salvador. Desde muito cedo, o desenho sempre foi a sua atividade favorita. Em 1990, iniciou a pintura e, de lá para cá, não parou mais. São 28 anos de pintura (óleo, aquarela e acrílico).

 

Flávia K

Nasceu no interior da Bahia em 1975. Formou-se em Desenho Industrial pela Universidade Estadual da Bahia e passou, gradativamente, a vivenciar a fotografia de modo que não houvesse objeto, cor, movimento ou formas naturais que passassem despercebidos ao seu olhar. Enquadrando o sentimento e pondo a alma, foi construindo um significado para captar a sua verdade em cada situação, A arte sempre esteve presente em sua vida.

 

Gustavo Moreno

Filho de Tatti Moreno e de Mimi Fonseca, a raiz artística de Gustavo Moreno vem de berço, já que foi totalmente influenciado por seus pais, a pintura é totalmente

Manual. Faz uma pintura orgânica, corpórea, bidimensional e diretamente relacionada à natureza, que é misto de muitos materiais em camadas e mais camadas.

 

Justino Marinho

Justino Marinho é um artista cujo trajeto e cuja obra assinalam importantes vértices de renovação das artes plásticas na Bahia, especialmente junto às gerações das décadas de 70 e 80. Nas pinturas atuais de Justino Marinho, o tratamento da superfície da tela é parte integrante e indissolúvel da estrutura do quadro, onde predominam escalas monocromáticas e a variedade é expressa pela diversificação das pinceladas superpostas e transparentes. As vibrações tonais são sutis, mas perceptualmente permanentes.

 

Leonel Mattos

Leonel Mattos iniciou sua carreira artística em 1971 aos 15 anos de idade, quando fez sua primeira exposição coletiva na extinta na Galeria O Candeeiro em Salvador. Ganhou oito prêmios em Salões Oficiais em vários Estados, foi convidado por Pietro Maria Bardi e o Crítico Jacob Klintovitz, para representar a arte Brasileira no MASP – Museu de Arte de São Paulo e em Paris. É um artista de intervenção urbana e o pioneiro em arte interativa.

 

Sérgio Rabinovitz

Pintor, desenhista, gravador, estudou no atelier de Calasans Neto e de Mario Cravo Jr., concluindo sua formação acadêmica nos Estados Unidos. Com a sua arte possuem uma linha contínua de atuação, desde as primeiras gravuras, seja em xilos ou em metal, ou litos, passando pelo desenho, até irromper a pintura, seja em papel ou tela, uma pintura que traz como marca a expressão da vida.

 

Zivé Giudice

Da infância, em Jitaúna, teve as primeiras manifestações com o desenho através dos gibis. Graduado pela Escola de Belas Artes da UFBA, em seus traços, um misto de sertão e mata atlântica, urbanidade, ironia, melancolia e alegria, e gotas da mais ácida crítica social. A sua trajetória une arte, desenho, pintura, técnica e tudo o mais que a sua alma abarca. É referência em atividades no Brasil e pelo Mundo.