Logo A4

Notícias

IRSI promove palestra de fortalecimento do Janeiro Branco

IRSI promove palestra de fortalecimento do Janeiro Branco

17.01.2023 POR: Redação

O Janeiro Branco é um movimento dedicado à construção da cultura de Saúde Mental, com o objetivo de conscientizar as pessoas da importância de manter as questões emocionais em dia. A razão pela qual o mês foi escolhido se deve ao fato de que, durante o início do ano, as pessoas estão mais propensas a cuidarem mais de si. Pensando no bem estar e na valorização da saúde, o IRSI (Instituto de Responsabilidade Social INTS) oferece atendimento psicológico gratuito desde 2020, no começo da pandemia de Covid-19. Nesses três anos, mais de 96 mil pacientes foram assistidos pelo projeto.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2017, cerca de 18 milhões de brasileiros sofriam com transtorno de ansiedade e 12 milhões tinham depressão. De 2020 para cá, com o isolamento social, crise financeira, luto e medo gerados pela pandemia, os índices dispararam e, estima-se que 80% da população enfrentam danos mentais. Por isso, discutir o tema se faz cada vez mais necessário.

Para fortalecer a campanha de conscientização, o INTS promove ação no dia 26 de janeiro, no CAPS Adilson Peixoto Sampaio, com palestra sob o tema A vida pede equilíbrio, ministrada pela psicóloga Josiele Oliveira. A programação conta ainda com rodas de conversa, oficinas terapêuticas e coffee break para os usuários.

De acordo com a profissional, o destaque da atividade é para o cuidado com a saúde mental no cotidiano, e como é possível encontrar formas de buscar o equilíbrio mental, que vão além da psicoterapia e cuidados medicamentosos. “É a partir da saúde mental que o ser humano pode encontrar o autoconhecimento para aprender a lidar com as próprias emoções. E o cuidado com a saúde mental pode se tornar um hábito, quando sabemos o que nos proporciona um bem-estar nos diversos contextos sociais”, explica Josiele Oliveira.