Logo A4

Notícias

Mutirão de oftalmologia do INTS atende cerca de 600 pessoas gratuitamente em Salvador

Mutirão de oftalmologia do INTS atende cerca de 600 pessoas gratuitamente em Salvador

01.03.2023 POR: redação

Durante a ação, 162 pacientes foram encaminhados para cirurgia de catarata


O Instituto de Responsabilidade Social INTS (IRSI) realizou, nesta terça-feira (28), o primeiro mutirão de oftalmologia desde o começo da pandemia de Covid-19. Ou seja, a primeira ação com demanda aberta para o público. Desta vez, aconteceu no Barradão, estádio Vitória, em Canabrava. No total, foram atendidas 565 pessoas, com 162 encaminhamentos para cirurgias.

 
Durante a ação, os pacientes – acima de 50 anos – passaram por consulta completa de oftalmologia, com a realização de exames para ver o grau de óculos e pressão ocular, além de atendimento individualizado com oftalmologista. Quem tinha indicação de uso de óculos saiu com a receita e os que tiveram necessidade de outros procedimentos, como cirurgias de catarata ou glaucoma, foram devidamente encaminhados.

De acordo com a coordenadora do projeto, Fabiana Leite, o objetivo do mutirão é dar acesso à população aos exames, para diagnosticar precocemente qualquer doença ocular. Vale lembrar que a ação não ficou suspensa. Continuou sendo realizada, porém em menor escala e com agendamento prévio, através da distribuição antecipada de senhas.

Carlos Eduardo, que participou pela primeira vez de uma ação de saúde promovida pelo IRSI, viu a chamada pela televisão e correu para não perder a oportunidade. Satisfeito, ele afirmou que o atendimento o surpreendeu pela organização e rapidez. “Cheguei, fui atendido logo, e já estou saindo com a minha receita. A melhor coisa”.

O mesmo aconteceu com Francira Silva Soares, 67, que descobriu um grau leve de catarata e foi tranquilizada pela médica. “Vim pela primeira vez e fui atendida muito rápido. A médica disse que não preciso operar e me deu a receita para os óculos”.

Dona Jandira Ribeiro, 73, também não deixou a oportunidade escapar. Fez a consulta e já saiu com o encaminhamento para a cirurgia de catarata dos dois olhos. Segundo a acompanhante, ela – que tinha atendimento prioritário – não demoraram nem 30 minutos para fazer todo o processo.
 
--