Logo A4

Notícias

Exames gratuitos de Densitometria Óssea são oferecidos pelo INTS em Salvador

Exames gratuitos de Densitometria Óssea são oferecidos pelo INTS em Salvador

23.05.2023 POR: A QUATRO COMUNICAÇÃO

Em mais uma ação de atendimento à população de Salvador, o Instituto de Responsabilidade Social INTS (IRSI) disponibiliza acesso gratuito ao exame de Densitometria Óssea, que tem como objetivo principal atuar na prevenção e diagnóstico precoce de doenças ósseas.

 

Em menos de uma semana, a iniciativa já promoveu mais de 130 atendimentos, totalmente gratuitos, para pacientes com recomendação médica. A ação segue até o próximo dia 3 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no estacionamento da antiga concessionária Fiat, ao lado do Multishop, localizado na avenida Octávio Mangabeira, no bairro da Boca do Rio.

 

Os interessados devem comparecer munidos da solicitação médica do exame, carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Serão distribuídas 40 senhas por dia.  A duração do exame é de 5 a 15 minutos, a depender da área solicitada, e o resultado é entregue no mesmo dia. 

 

Conheça o exame

O exame de Densitometria Óssea é um procedimento de imagem, semelhante ao raio-X, que consegue detectar precocemente sinais de perda de espessura óssea e mineral, diagnosticando por exemplo a osteopenia, que quando não tratada pode agravar para osteoporose, doença que enfraquece os ossos aumentando o risco de fraturas e que também pode ser diagnosticada no exame. O procedimento é indolor e seguro permitindo detectar a perda mineral em estágio inicial, quando ainda não pode ser visualizada pelo raio X.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

Quem for realizar o exame, não recomendado para mulheres grávidas, deve seguir algumas recomendações que antecedem o procedimento:

 

- Suspender uso de Cálcio 24hs antes do exame;

- Suspender o uso de Vitaminas e suplementos minerais na manhã do exame;

- Não ter realizado nenhum procedimento com contraste intravenoso, estudo de bário ou medicina nuclear durante os 7 dias que antecedem ao exame;