Logo A4

Notícias

INTS amplia atendimento para exames gratuitos de Densitometria Óssea em Salvador

INTS amplia atendimento para exames gratuitos de Densitometria Óssea em Salvador

16.06.2023 POR: Danilo Isaac

A ação foi prorrogada até o dia 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no bairro da Boca do Rio

 

Em benefício da população de Salvador, a ação realizada pelo Instituto de Responsabilidade Social INTS (IRSI), com exames gratuitos de Densitometria Óssea, será ampliada até o final do mês de junho. O procedimento, que tem como objetivo principal atuar na prevenção e diagnóstico precoce de doenças ósseas, segue sendo oferecido gratuitamente até o próximo dia 30 (exceto no dia 23).

 

Com mais de 400 atendimentos realizados, a iniciativa tem ajudado aos pacientes que necessitam do exame na capital baiana. "Estava precisando desse exame há muito tempo. Graças a Deus veio esse projeto, que nos abençoou nesse dia e eu consegui fazer meu exame. Foi uma maravilha. Há três anos eu pensava que não ia conseguir, esperando por esse exame, precisando muito, e cheguei aqui e consegui meu exame. Uma benção o atendimento, graças a Deus, foi tudo maravilhoso. Estão de parabéns, excelente equipe. Que Jesus continue abençoando toda equipe e todos os médicos que aqui nos assistem", declarou a paciente Marta Ribeiro dos Santos.

 

Nesta nova fase, os atendimentos seguem sendo realizados, mediante agendamento prévio no local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no estacionamento da antiga concessionária Fiat, ao lado do Multishop, localizado na avenida Octávio Mangabeira, no bairro da Boca do Rio. Com extensão até o dia 30 de junho, o atendimento não será realizado apenas no dia 23, devido aos festejos juninos.

 

Os interessados devem comparecer munidos da solicitação médica do exame, carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Serão agendados 40 atendimentos por dia.  A duração do exame é de 5 a 15 minutos, a depender da área solicitada, e o resultado é entregue no mesmo dia. 

 

Conheça o exame

O exame de Densitometria Óssea é um procedimento de imagem, semelhante ao raio-X, que consegue detectar precocemente sinais de perda de espessura óssea e mineral, diagnosticando por exemplo a osteopenia, que quando não tratada pode agravar para osteoporose, doença que enfraquece os ossos aumentando o risco de fraturas e que também pode ser diagnosticada no exame. O procedimento é indolor e seguro permitindo detectar a perda mineral em estágio inicial, quando ainda não pode ser visualizada pelo raio X.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

Quem for realizar o exame, não recomendado para mulheres grávidas, deve seguir algumas recomendações que antecedem o procedimento:

- Suspender uso de Cálcio 24hs antes do exame;

- Suspender o uso de Vitaminas e suplementos minerais na manhã do exame;

- Não ter realizado nenhum procedimento com contraste intravenoso, estudo de bário ou medicina nuclear durante os 7 dias que antecedem ao exame;