Logo A4

Notícias

Governo do Estado leva distribuição de preservativos e testes de detecção de ISTs para o São João da Bahia

Governo do Estado leva distribuição de preservativos e testes de detecção de ISTs para o São João da Bahia

19.06.2023 POR: A QUATRO COMUNICAÇÃO

Cerca de 1,5 milhão de baianos e turistas devem curtir as festas de São João em Salvador e no interior do Estado. E, esse ano, os festejos vão contar com um atrativo a mais: o incentivo à prevenção. Para garantir a dobradinha de diversão e autocuidado, o Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), vai investir mais de R$ 3 milhões em um conjunto de ações que têm como intuito incentivar o uso de preservativos e difundir a testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

 

Como forma de conscientizar a população sobre a importância do sexo seguro, a Sesab, em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), distribuirá mais de um milhão de preservativos masculinos e femininos em Salvador, Cachoeira, Amargosa, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Ibicuí, em pontos de grande circulação, entre os dias 22 de junho e 2 de julho, além de panfletos com informações sobre prevenção e orientação. A ação pretende alertar baianos e turistas sobre a importância da prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis e a prática do sexo seguro.

 

Testagem rápida

Durante a festa, estandes de testagem para detecção de ISTs também vão funcionar em Salvador e nos seis municípios do interior do estado. A ação busca ampliar o acesso ao diagnóstico e a informação sobre a importância de prevenir e tratar as infecções como o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), Sífilis, Hepatites e tantas outras. Nos estandes, será possível realizar testes rápidos para a detecção de ISTs como HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de aconselhamento sobre prevenção e sexo seguro e também encaminhamento para tratamento no caso de testes positivos.

 

Segunda a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, a ação de testagem e distribuição de preservativos foi intensificada desde o Carnaval, apresentando grande adesão popular. “A população tem atendido ao nosso chamado para cuidar da saúde usando camisinha e fazendo a testagem para detecção de ISTs. Nosso principal objetivo é quebrar o ciclo das Infecções Sexualmente Transmissíveis como Sífilis, HIV e hepatites. Iniciamos esse projeto de intensificação com o Carnaval, onde tivemos postos em Salvador e Porto Seguro e repetimos a estratégia durante a Micareta de Feira de Santana. O Governo da Bahia, através da Sesab, vem realizando um trabalho importante para reforçar a importância da testagem e do uso de preservativos em nosso estado", explica.

 

Os resultados saem em cerca de 20 minutos e são entregues de forma individual, como explica a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão. “Positivo ou negativo, esse resultado é entregue por um profissional treinado que realiza toda a orientação necessária sobre um possível tratamento ou estratégias de prevenção para se manter livre das ISTs”.