Logo A4

Notícias

Exames gratuitos de densitometria óssea em Salvador seguem disponíveis no mês julho

Exames gratuitos de densitometria óssea em Salvador seguem disponíveis no mês julho

03.07.2023 POR: A QUATRO COMUNICAÇÃO

O Instituto de Responsabilidade Social INTS (IRSI) prorrogou a ação de exames gratuitos de densitometria óssea em Salvador. Com mais de 600 atendimentos realizados, a iniciativa segue até o dia 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no bairro da Boca do Rio.

 

Os interessados devem comparecer no estacionamento da antiga concessionária Fiat, ao lado do Multishop, localizado na avenida Octávio Mangabeira, munidos da solicitação médica do exame, carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência para realizar o agendamento do exame. Serão realizados 35 agendamentos por dia.

 

A ação tem ajudado aos pacientes que necessitam do exame na capital baiana. "Estava precisando desse exame há muito tempo. Graças a Deus veio esse projeto, que nos abençoou nesse dia e eu consegui fazer meu exame. Foi uma maravilha. Há três anos que eu pensava que não ia conseguir, esperando por esse exame, precisando muito, e cheguei aqui e consegui meu exame. Uma benção o atendimento, graças a Deus, foi tudo maravilhoso. Estão de parabéns, excelente equipe. Que Jesus continue abençoando toda equipe e todos os médicos que aqui nos assistem", declarou a paciente Marta Ribeiro dos Santos.

 

Conheça o exame

O exame de Densitometria Óssea é um procedimento de imagem, semelhante ao raio-X, que consegue detectar precocemente sinais de perda de espessura óssea e mineral, diagnosticando por exemplo a osteopenia, que quando não tratada pode agravar para osteoporose, doença que enfraquece os ossos aumentando o risco de fraturas e que também pode ser diagnosticada no exame. O procedimento é indolor e seguro permitindo detectar a perda mineral em estágio inicial, quando ainda não pode ser visualizada pelo raio X.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

Quem for realizar o exame, não recomendado para mulheres grávidas, deve seguir algumas recomendações que antecedem o procedimento:

 

- Suspender uso de Cálcio 24hs antes do exame;

- Suspender o uso de Vitaminas e suplementos minerais na manhã do exame;

- Não ter realizado nenhum procedimento com contraste intravenoso, estudo de bário ou medicina nuclear durante os 7 dias que antecedem ao exame