Logo A4

Notícias

Sessão de musicoterapia do INTS leva alegria e emoção para pacientes e funcionários da UPA Brotas

Sessão de musicoterapia do INTS leva alegria e emoção para pacientes e funcionários da UPA Brotas

11.08.2023 POR: A QUATRO COMUNICAÇÃO

Uma tarde de emoção e muita alegria, em meio ao receio causado por situações de emergência. Foi esse clima que tomou conta da Unidade de Pronto Atendimento de Brotas (UPA Brotas), em Salvador. Nesta quinta-feira (10), pacientes, familiares e funcionários foram surpreendidos com uma sessão de musicoterapia, em uma ação realizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), responsável pela gestão da unidade de saúde.

 

Em homenagem ao Dia dos Pais, a ser celebrado no próximo dia 13 de agosto, o musicoterapeuta Marcos Barbosa apresentou um repertório especial, à voz e violão, com canções acolhedoras e que resgatam memórias afetivas dos pacientes e acompanhantes da UPA. "É um momento de muita tensão quando o paciente chega na UPA. Então, uma abordagem musical já consegue amenizar muito esse estresse e ansiedade, além do humor", explica o músico ao destacar a importância da iniciativa.

 

Os pacientes das diferentes alas da unidade, adultos e pediátricos, tiveram um momento de diversão, com canções emocionantes. No repertório, sucessos como "Como é grande o meu amor por você", "Esperando Na Janela", "É o amor", entre outros, além de músicas infantis que fizeram a alegria da criançada, pais e mães no setor destinado aos pequenos. "A música tem o poder curativo, e a musicoterapia é uma ciência que utiliza esse poder da música para utilizar da melhor forma”, reforça Marcos Barbosa.

 

"Hoje nós fizemos uma ação de humanização aqui com musicoterapia em toda a unidade. Nós somos uma unidade de pronto atendimento e ultimamente a gente tem vivido situações de muito estresse com o aumento da demanda da UPA. O objetivo da ação de hoje foi sensibilizar as pessoas que a vida continua e que a gente pode viver bem, mesmo em um ambiente de estresse, lembrar músicas do passado, cantar junto com outras pessoas que a gente gosta e compartilhar essa alegria, ameniza o sofrimento e traz felicidade aos corações de todos. Então, o objetivo da ação de hoje, próxima data do Dia dos Pais, foi exatamente essa, além de acolher o servidor e os pacientes lembrar que a alegria está no coração de cada um, basta a gente reviver esse momento", explica Claudiana Santos, gerente administrativa da UPA Brotas.

 

A ação emocionou Zenilson Gomes da Silva, que acompanha a mãe, de 73 anos, dona Zeneide Gomes da Silva, enquanto aguarda regulação para internamento para cirurgia. Ele aproveitou para elogiar o trabalho realizado pelos profissionais da UPA Brotas, de todos os setores. "Eu fui bem tratado, minha mãe é como se ela fosse uma rainha aqui dentro. Uma equipe dessa maravilhosa. Os profissionais estão trabalhando muito. Estou aqui e vejo a luta desses profissionais da saúde para manter todos bem aqui dentro. Gostaria de agradecer a todos aqui", contou emocionado.

 

O relato foi reforçado pelas palavras de Carlos Alberto França dos Santos, que ganhou um presente antecipado do Dia dos Pais. Filho e acompanhante de Urbano José dos Santos, de 90 anos, ele celebrou a vaga conquistada para o pai realizar uma operação após fratura no fêmur. "Graças a Deus, amanhã estamos indo. Foi um presente do Dia dos Pais, ele conseguiu uma vaga para operar. Mas, só tenho a agradecer a todos aqui da UPA", comemorou. A transferência será para o Hospital Manoel Victorino, unidade também gerenciada pelo INTS.

 

Acompanhando toda a equipe e cantando com sorriso no rosto cada canção, Maria José de Jesus da Silva, de 67 anos, mostrou entusiasmo ao participar da apresentação em cada ala. "É um momento muito especial e de felicidade para quem gosta de viver, como eu, que estou sempre confiando em Jesus", contou confiante no aguardo da regulação para tratar de um problema no pulmão.

 

sessão de musicoterapia também contagiou a equipe médica e de enfermagem do centro de saúde. A gerente municipal, Cristiane Sande, destacou os resultados imediatos causados pela iniciativa. "Sem palavras para descrever a satisfação também em poder levar esse momento para a nossa equipe, que luta junta todos os dias para a gente ter um sorriso melhor, de qualidade, que a gente luta para manter".

 

ação faz parte dos métodos utilizados pelo INTS, em diversas unidades de saúde do Brasil, que buscam auxiliar no tratamento dos pacientes, através de música e arte, proporcionando relaxamento, expressão emocional, melhoria em aspectos clínicos e no processo de reabilitação de diversos quadros.