Logo A4

Notícias

INTS vai doar mais de 60 mil itens de material escolar para instituições beneficentes

INTS vai doar mais de 60 mil itens de material escolar para instituições beneficentes

18.09.2023 POR: A QUATRO COMUNICAÇÃO

Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) promove a 3ª edição do Torneio Assistencial de Segurança do Paciente, com objetivo de fortalecer a cultura de segurança do paciente nas unidades em que realiza gestão. A ação é realizada em celebração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado no dia 17 de setembro, e visa aprimorar as iniciativas realizadas nas unidades ao longo do ano sobre o tema em questão.

 

No início de agosto, os diretores e gestores das unidades do INTS, em todo país, foram convidados a participar do torneio, quando tiveram acesso ao edital da competição com as orientações e o recebimento de troféu de agradecimento pelas ações já realizadas. As inscrições das equipes foram realizadas entre os dias 7 e 16 de agosto.

 

"O torneio é dividido em etapas, sendo a primeira foi uma disputa entre cada contrato nosso. Então, cada hospital, cada UPA ou cada região disputaram internamente, elaborando vídeos que envolvam temas segurança do paciente, que foram avaliados por uma banca, com representantes do time da diretoria médica, o diretor do jurídico, um profissional da equipe de TI, e do compliance, para analisar criatividade, inovação e tiveram alguns critérios que são eliminatórios", explica a gerente de Qualidade Assistencial do INTS, Júlia Moscovits.

 

Ao todo foram inscritos 141 times, com mais de 700 colaboradores, da Bahia, de Sergipe e de São Paulo, que juntos conseguiram a arrecadação de mais de 61 mil itens de material escolar para doação a diferentes instituições dos três estados. As entidades serão escolhidas pelo Instituto de Responsabilidade Social do INTS (IRSI), que realiza diversas ações sociais e assistenciais ao longo do ano.

 

grande final está marcada para o dia 29 de setembro, presencialmente em Salvador, na sede do INTS, com a participação dos representantes das 12 unidades classificadas, que são elas:

 

- HDSAssegura - Região Saca (HDSA) - SP

- Replicadores das Metas Internacionais - Hospital Municipal de Bertioga -SP

- Fala que eu te escuto - UPA Oropó - SP

- Invisíveis de Londres -  Hospital Municipal Guarapiranga - SP

- Identificação - UPA Feira de Santana - BA

- Barbie em a segurança do paciente - Região Itaquaquecetuba - SP

- As meninas superpoderosas - UPA Suzano - SP

- Os highlanders da neonatologia - Maternidade Lourdes Nogueira - SE

- Orange - Hospital Manoel Victorino - BA

- Os inovadores - Hospital Metropolitano - BA

- Equipe desafio - Região Suzano - SP

- Time Out - UPA Brotas - BA

 

Além das escolhidas pelos critérios de avaliação, uma 13ª equipe, a Meta Magens, da UPA Oropó (SP), que conseguiu o maior número de arrecadação dos itens, também terá o direito de competir na final, assim como aconteceu nos anos anteriores, que teve o recolhimento de hemocomponentes e produtos de higiene respectivamente nas duas primeiras edições do evento.

 

"No primeiro ano foram hemocomponentes, e a gente teve 400 doações, que beneficiou quase 900 pessoas. No ano passado foram itens de higiene pessoal, que a gente teve 31 mil itens arrecadados, e a gente ficou muito feliz. Esse ano foi material escolar e nós tivemos aí 61 mil itens arrecadados, onde temos o objetivo de apoiar as crianças que estão em fase escolar", completa Júlia Moscovits.

 

Torneio Assistencial de Segurança do Paciente visa melhoria assistencial, fortalecimento da cultura de segurança, com envolvimento dos colabores e promove qualificação profissional acerca do tema, que busca a redução dos riscos aos assistenciados das unidades do INTS, com base nos princípios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), coordenados pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde.