27.09.2023 POR: A QUATRO COMUNICAÇÃO
Como marco do Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, o Hospital Manoel Victorino (HMV) realizou nesta terça-feira (26), a primeira captação de córneas. O procedimento, que reforça a campanha do 'Setembro Verde', foi efetuado pela primeira vez na unidade de saúde, sob gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).
A intervenção contou com a participação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), do HMV, tendo como destaque a atuação a coordenadora de enfermagem da UTI, Rosana Coral, a psicóloga Tâmara Garrido, da Assistente Social RT, Sueli Vaz, e da enfermeira Fernanda Souza, da Central de Órgãos, além de outros profissionais da unidade
A captação marca também a história do Hospital Manoel Victorino e demonstra a sensibilidade e atuação da equipe multidisciplinar com a conscientização dos usuários dos serviços e colaboradores sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.
A gerente operacional de enfermagem, Fernanda Dantas, celebrou a realização do procedimento que reforça o comprometimento do HMV em proporcionar soluções médicas inovadoras e em salvar vidas. “Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão e reconhecimento à equipe. A gestão e toda equipe do Hospital Manoel Victorino agradecem e reconhecem o brilhante trabalho da enfermeira Fernanda Souza, da Central de Órgãos, cuja expertise e dedicação foram fundamentais para a realização do procedimento de remoção dos globos oculares para a captação de córneas".
Os órgãos removidos foram encaminhados ao Banco de Olhos da Bahia. A unidade é responsável pela captação, armazenamento e distribuição de córneas para transplante, garantindo que os tecidos oculares possam ser utilizados por pacientes que aguardam por esse procedimento.
Priscila Souza, diretora geral interina do HMV, destacou a importância da captação em uma data de tamanha importância. “O Dia Nacional da Doação de Órgãos e tecidos é celebrado no dia Brasil no dia 27 de setembro, e enquanto responsáveis pela promoção da saúde, devemos engajar o máximo de pessoas para este fim. Pois, o nobre ato da doação de um órgão proporciona uma nova oportunidade de vida para os milhares de pacientes que esperam nas filas por um transplante.