Logo A4

Notícias

Hospital Manoel Victorino realiza primeira captação de córneas como marco do Dia Nacional da Doação de Órgãos

Hospital Manoel Victorino realiza primeira captação de córneas como marco do Dia Nacional da Doação de Órgãos

27.09.2023 POR: A QUATRO COMUNICAÇÃO

Como marco do Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, o Hospital Manoel Victorino (HMV) realizou nesta terça-feira (26), a primeira captação de córneas. O procedimento, que reforça a campanha do 'Setembro Verde', foi efetuado pela primeira vez na unidade de saúde, sob gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).

 

A intervenção contou com a participação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), do HMV, tendo como destaque a atuação a coordenadora de enfermagem da UTI, Rosana Coral, a psicóloga Tâmara Garrido, da Assistente Social RT, Sueli Vaz, e da enfermeira Fernanda Souza, da Central de Órgãos, além de outros profissionais da unidade

 

A captação marca também a história do Hospital Manoel Victorino e demonstra a sensibilidade e atuação da equipe multidisciplinar com a conscientização dos usuários dos serviços e colaboradores sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

 

gerente operacional de enfermagem, Fernanda Dantas, celebrou a realização do procedimento que reforça o comprometimento do HMV em proporcionar soluções médicas inovadoras e em salvar vidas. “Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão e reconhecimento à equipe. A gestão e toda equipe do Hospital Manoel Victorino agradecem e reconhecem o brilhante trabalho da enfermeira Fernanda Souza, da Central de Órgãos, cuja expertise e dedicação foram fundamentais para a realização do procedimento de remoção dos globos oculares para a captação de córneas".

 

Os órgãos removidos foram encaminhados ao Banco de Olhos da Bahia. A unidade é responsável pela captação, armazenamento e distribuição de córneas para transplante, garantindo que os tecidos oculares possam ser utilizados por pacientes que aguardam por esse procedimento.

 

Priscila Souza, diretora geral interina do HMV, destacou a importância da captação em uma data de tamanha importância. “O Dia Nacional da Doação de Órgãos e tecidos é celebrado no dia Brasil no dia 27 de setembro, e enquanto responsáveis pela promoção da saúde, devemos engajar o máximo de pessoas para este fim. Pois, o nobre ato da doação de um órgão proporciona uma nova oportunidade de vida para os milhares de pacientes que esperam nas filas por um transplante.