Logo A4

Notícias

Ação de mamografia em Dias D’Ávila

Ação de mamografia em Dias D’Ávila

03.02.2022 POR: A QUATRO COMUNICAÇÃO

As ações de mamografias do programa de prevenção e combate ao câncer de mama do INTS são realizadas mensalmente, em Salvador e Região Metropolitana. Desde o começo do projeto, em 2017, já foram realizados 12 mil exames.

Na pandemia, as senhas estão sendo distribuídas previamente, com o apoio das associações de moradores parceiras. Nesta (ABRACED - Associação Beneficente, Recreativa, Artística, Cultural e Educacional de Dias D’Ávila), foram distribuídas 160 senhas. 80 para cada dia, divididas em grupos de 20 mulheres a cada 2 horas, para evitar a aglomeração. Então, 4 grupos por dia. 2 de manhã e 2 de tarde.

A paciente chega, entrega a senha e faz o cadastro, com um breve questionário sobre a saúde da mulher. Depois, é só esperar ser chamada. O exame dura, em média, 7 minutos, podendo chegar a 15 minutos.

Feita a mamografia, a paciente espera o ok das imagens pela técnica e recebe o cartão com a data para pegar o resultado, na própria associação de bairro apoiadora, munida de documento de identificação.

Atendimento das 8h às 17h. Nesta terça e quarta.

Uso obrigatório de máscara e cartão de vacinação do covid em dias.

 

 

Dinelza Araújo de Almeida (cabelo preso)

49 anos

5ª vez q faz mamografia

Faz periodicamente. É a segunda vez pelo INTS. Autorizou a veiculação das imagens.

 

 

Erenilda Maria de Oliveira, 65 anos (cabelo grisalho)

Ainda tem receio de fazer anualmente, por conta da exposição à radiação. Mas, sabe a importância da realização do exame, ainda mais pela idade.

Autorizou o uso do vídeo.