Logo A4

Notícias

Junho Vermelho: INTS prepara campanha de doação de sangue

Junho Vermelho: INTS prepara campanha de doação de sangue

10.06.2022 POR: redação

O próximo dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Mas, o mês todo é dedicado à campanha de conscientização da necessidade de doação de sangue regular e incentivo à população para esse gesto de amor. Empenhado nessa missão, o INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde) convocou os funcionários a participarem da campanha. Na próxima segunda-feira (13), cerca de 30 voluntários vão sair da sede do INTS em direção ao Hemoba, em Brotas, para doar sangue.

De acordo com a biomédica Allana Coelho, coordenadora operacional do banco de sangue do Hospital Manoel Victorino, gerenciado pelo INTS, a doação é totalmente segura para o doador. Além do uso de material estéril, a pessoa é acompanhada durante todo o procedimento, com equipe especializada para prestar todo apoio necessário. O doador chega, passa pela entrevista, depois pela avaliação médica, preenche a ficha e faz a coleta do sangue, que é bem rápido. “É um gesto simples, que não exige muito tempo, e pode salvar ou promover mais qualidade de vida a quatro pessoas”.

Allana destaca ainda que é urgente o aumento da disponibilidade de sangue nos hemocentros e nos hospitais. Com a pandemia, foi grande a baixa nas doações, o que impacta demais as unidades de saúde. Pois, sem esses hemocomponentes, há casos em que os pacientes precisam cancelar ou adiar procedimentos cirúrgicos. “É essencial enfatizar que uma única doação de sangue pode colaborar para que, pelo menos, quatro pessoas sejam contempladas e suas vidas sejam salvas”.

A baixa nos estoques é em todos os lugares do país. Portanto, o movimento de conscientização tem de ser nacional e até mundial. Pode se candidatar como voluntária qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos.