Logo A4

Notícias

Dia Nacional do Diabetes: Importância de hábitos saudáveis para evitar a doença     O Dia Nacional do Diabetes, celebrado no último domingo (26), reforça a importância de hábitos saudáveis para evitar

Dia Nacional do Diabetes: Importância de hábitos saudáveis para evitar a doença O Dia Nacional do Diabetes, celebrado no último domingo (26), reforça a importância de hábitos saudáveis para evitar

27.06.2022 POR: redação

 

O Dia Nacional do Diabetes, celebrado no último domingo (26), reforça a importância de hábitos saudáveis para evitar a doença.  Segundo a Dra Dandara Reis, endocrinologista da Clínica da Obesidade, o Diabetes é uma doença causada pela redução da produção de insulina ou mesmo pela dificuldade da insulina em agir nas células levando ao aumento dos níveis de açúcar/glicemia no sangue. E isso pode acontecer em pessoas em qualquer idade, em qualquer situação, como durante a gravidez.

 

Os riscos do diabetes são vários, mas há formas adequadas de controlar a doença. “Manter hábitos saudáveis, como praticar atividade física, é fundamental. Durante o exercício, temos uma redução dos níveis de açúcar do sangue, independente da ação da insulina. E tão importante quanto a atividade física é a alimentação saudável. O controle nutricional não só é importante como deve fazer parte do tratamento de todas as pessoas com diabetes ou mesmo aqueles que ainda são pré-diabéticas", explica a dra Dandara.

 

A advogada e estudante de nutrição, Grazielle Reis, 28 anos, é diabética tipo 1, há 7 anos. É usuária do sistema de infusão contínua de insulina (SICI). “Para ter um controle glicêmico, eu pratico atividade física todos os dias da semana, tenho uma alimentação balanceada, baseada em frutas, legumes, hortaliças, cereais integrais e uso minimamente os industrializados. Não faço uso de nenhum tipo de açúcar e raramente como doces com açúcar cristalizado”, relata Grazielle.

 

O controle alimentar é muito importante para administrar o diabetes de forma saudável e consciente. Segundo Dandara, ele vai auxiliar no controle da glicemia, nos níveis da pressão, além de auxiliar no tratamento do colesterol e na perda ou manutenção de um peso saudável.

E falar de diabetes sem falar em peso é impossível, já que este é responsável por uma parcela significativa de alteração da glicemia e perda de cerca de 10% do peso podem ser suficientes para controlar a glicemia.